Massas artesanais, estabelecimentos “instagramáveis”, alimentos sem lactose e glúten, são algumas ideias de negócios no ramo de alimentação com grande potencial de desenvolvimento para você que quer empreender neste setor.
Com tantas opções, fica difícil escolher e até mesmo saber se vale a pena o investimento. Para te ajudar nesse processo, separamos alguns dados do mercado e várias tendências para novos negócios de alimentação. Continue lendo e confira!
Ideias de negócios no ramo de alimentação: vale a pena investir?
Essa é a dúvida de muitas pessoas que querem empreender e buscam a alimentação como uma opção para investir. De acordo com a ABIA, Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, em 2021 o setor foi responsável por 10,6% do PIB (Produto Interno Bruto) do país.
O brasileiro adora gastar com alimentação – ficando ao lado da Malásia, Irlanda e Colômbia – e esses números ficaram mais evidentes quando passamos pelo isolamento social.
Além disso, no ano passado, o setor foi responsável por um faturamento de mais de R$ 922 bilhões, o que corresponde a alta de quase 17% em comparação com 2020. Para te ajudar a abrir uma empresa para atuar nesse ramo, preparamos um passo a passo, leia abaixo!
Passo a passo para abrir uma empresa de alimentação
Para que sua empresa de alimentação funcione de forma correta no mercado, dentro da lei e das normas do país, é preciso ter disponível alguns documentos. São eles:
- CNPJ
Você pode fazer o registro do CNPJ junto à Receita Federal de forma presencial ou on-line.
- Contrato social
Se você quer abrir seu negócio em sociedade, precisa de um contrato social, independentemente do porte da empresa.
- Junta comercial
Leve o seu contrato social autenticado e registrado para a junta comercial do seu município e receba o seu NIRE – Número de Identificação de Registro de Empresa, que é um item obrigatório para a empresa funcionar.
- Alvarás
Para o seu negócio ter permissão legal para funcionar, precisa dos seguintes alvarás:
- Prefeitura: que dará liberdade para você atuar na cidade de acordo com as regras municipais;
- Bombeiros: que assegurará que o seu espaço é apto e seguro para receber seus clientes;
- Licença sanitária: que confirmará que o seu negócio segue todos os critérios de higiene e segurança alimentar.
7 ideias de negócios no ramo de alimentação
Para te ajudar a escolher uma entre as diversas ideias de negócios no ramo de alimentação, separamos algumas ideias que são tendências. Veja abaixo!
Delivery de comida
Como os dados apresentados anteriormente mostram, a alimentação é o forte do brasileiro. As entregas contribuem para a mudança de cenário e hábitos de consumo, pois o delivery facilita o dia a dia.
Além disso, você pode atuar junto com restaurantes, bares e lanchonetes, como parceiros. Ou seja, vale muito a pena investir em um delivery de comida!
Alimentos sem lactose e glúten
Outra ideia de negócios no ramo de alimentação para investir é a de alimentos sem lactose e glúten. Muitas pessoas vem mudando a alimentação e buscado opções que sejam mais adequadas às suas dietas.
Por isso, é interessante oferecer diversos produtos, como pratos prontos, bolos, pães, tortas doces e salgadas. O importante é seguir a proposta de isentar esses dois compostos.
Estabelecimentos “instagramáveis”
É sensacional você ir até um café, restaurante, pizzaria ou qualquer outro espaço de alimentação e se deparar com um ambiente “instagramável” – ou seja, um espaço pensado para fotos e interações nas redes sociais.
Essa estratégia está entre as tendências para novos negócios de alimentação e ajudará a divulgar, de forma orgânica inclusive, o seu empreendimento na internet.
Doces veganos
Com o crescimento do mercado vegano no Brasil, vieram diversas oportunidades de investimento em vários tipos de negócios, mas especialmente na gastronomia.
Esse é um mercado bem restrito e exclusivo, apesar do aumento do número de adeptos – 14% dos brasileiros se declaram veganos.
Por isso, na maioria das vezes, o público está disposto a pagar pelas suas escolhas – seja por causa animal ou por motivos de saúde.
Massas artesanais
As massas fazem parte de muitos momentos dos brasileiros, estando presente desde datas especiais até o dia a dia. Por isso, que tal escolher o segmento de massas artesanais?
Uma boa massa combinada com um molho bem preparado é uma excelente refeição. Mas é preciso prepará-los com ingredientes de primeira qualidade, pois o brasileiro é bem exigente quando se trata de experiências culinárias.
Dark kitchens
Uma das tendências para novos negócios de alimentação são das dark kitchens, que possuem o conceito de não precisarem de um ponto de venda que receba os clientes, pois funcionam apenas com o formato de delivery.
O ponto alto dessa tendência é não precisar investir em uma estrutura, como mesas, cadeiras e um espaço para receber as pessoas, além de funcionários para atendimento. Se você quer investir menos, essa é uma boa opção!
Kits de refeições
Outra tendência para novos negócios de alimentação é a montagem de kit de refeições. Você pode preparar um kit com todos os ingredientes necessários e passo a passo para produzir uma receita.
Essa forma de atuar no mercado de alimentação proporciona flexibilidade e diferenciação do que existe em massa no mercado, pois você poderá criar opções exclusivas, sazonais e para eventos.
São muitas opções disponíveis! Mas qual das ideias de negócios no ramo de alimentação mais te atraiu? Depois de identificá-la, o próximo passo é estudar a fundo a parte burocrática e caminhar para a abertura do seu negócio.
Gostou do nosso conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog!