Vamos te mostrar o caminho para começar a empreender com pouco dinheiro. Veja como está o cenário econômico e as tendências para o próximo ano.
Começar a empreender com pouco dinheiro para muitas empresas é o diferencial do sucesso. A prova disso é o número de Microempreendedores Individuais (MEI) que cresce a cada dia.
Atualmente, são 21.020.285 empresas ativas que fazem a economia girar com muita inventividade, garra e superação dos obstáculos comuns a um negócio pequeno. Grande parte inicia por necessidade, mas é nessa escassez de recursos que usam a criatividade ao seu favor.
E se você também não tem medo do desafio e quer começar a empreender com poucos recursos, vamos trazer uma análise do cenário atual e negócios em alta para 2024.
Bora conferir?
Navegue pelo menu
O cenário econômico é positivo para começar a empreender com pouco dinheiro
O Brasil está no topo do ranking mundial de empreendedores. E segundo os dados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), três a cada dez brasileiros planejam abrir uma empresa.
E se o instinto da inovação não nos abandona nem em tempos de crise, imagina com o vento em popa! A primeira boa notícia é que estamos vivendo uma deflação, ou seja, a desaceleração da inflação.
Isso indica um período de redução da taxa de juros, diminuindo os valores de produtos, serviços e o custo de vida no geral. Segundo o Instituto Foodservice Brasil (IFB), esse decréscimo começou em junho de 2023 e chegou a bater a casa dos 4% no setor da indústria.
Taxa de juros mais baixas e financiamentos mais baratos
Estamos vivendo um momento histórico da redução da taxa básica de juros. Para manter a meta da inflação, a Selic caiu de 13,75% para 13,25%. Essa foi a primeira queda desde o ano 2020, quando ela chegou à casa dos 2% ao ano.
Nesse cenário, a expectativa é que a Selic termine 2023 em 11,75% e chegue a 8,5% ao ano até 2026.
Com os juros em queda, é hora de aproveitar os empréstimos e financiamentos com valores mais acessíveis, facilitando a abertura do seu tão sonhado negócio próprio. Essa é a solução que muitos empreendedores esperam para dar start em um novo projeto.
O que acha que fazer o mesmo?
Leia também: Saque-aniversário 2023: descubra como utilizar o seu FGTS
Comece a empreender agora e aproveite a guinada da economia em 2024
As previsões para o mundo dos negócios são otimistas. Após a recessão de 2015 e a pandemia em 2020, o Banco Central projeta que o PIB cresça 1,4% em 2024 e 2,5% em 2025, chegando a índices pré-crises.
Essa evolução está diretamente relacionada à diminuição da taxa de juros que comentamos logo acima. Se ainda restam dúvidas, esse é o cenário ideal para você começar a empreender com pouco dinheiro e aproveitar os benefícios de um cenário econômico aquecido.
Tendências de negócios para 2024
Conforme o site de notícias Business Insider, há uma tendência de consumo que está animando o mercado global. O modelo click-and-collect promete movimentar US$140,96 bilhões somente nos EUA em 2024.
O que é click-and-collect?
Significa “clicar e retirar”. Esse modelo de compra une a experiência física e digital, pois o cliente faz a compra pelo site ou aplicativo e escolhe retirar o pedido no local, economizando o valor da entrega.
A tendência não é uma novidade, pois os apps de entrega, como a Delivery Much, já possuem essa função. O interessante é observar o aumento desse comportamento do público.
Confira abaixo outros setores que vão estar em expansão no próximo ano.
6 negócios em alta para empreender em 2024
Tecnologia e Inovação
Todos os avanços que vimos neste ano, vão continuar sendo uma tendência em 2024. E para empreender com tecnologia, você precisa ficar por dentro das tendências do momento, como:
- Inteligência artificial;
- Realidade virtual;
- Realidade aumentada;
- Metaverso;
- Aprendizado de máquina.
Mas atenção: se você não é da tecnologia, não se assuste. Você pode identificar um problema, pensar em uma solução, desenhar um plano de negócio e buscar financiadores ou parceiros que desenvolvam com você o projeto.
Fintechs
Aplicando a tecnologia aos serviços financeiros, as fintechs revolucionaram o mercado com soluções simples. Os novos players mostraram que a burocracia dos bancos tradicionais podiam ser substituídas por:
- Atendimento inteligente;
- Contas digitais;
- Carteiras de investimentos individuais;
- Cybersegurança;
- Blockchain;
- Criptomoedas;
- Inteligência artificial.
Um exemplo é a Stone, uma fintech que uniu a tecnologia a um modelo de negócio de suporte ao pequeno negócio. Assim, abocanhou uma parcela do mercado desassistida pelo serviço bancário padrão e se estabeleceu no segmento financeiro nacional.
Leia também: Delivery Much e Stone: a história por trás do investimento
Indústria 4.0 e automação
Com um mercado cada vez mais acelerado, soluções que ofereçam eficiência e produtividade valerão ouro na indústria. A ideia aqui é empreender em:
- Automação de processos;
- Coleta e análise de dados;
- Controle e monitoramento remoto;
- Impressão 3D;
- Realidade virtual para simulações e testes.
Saúde e bem-estar
Como usuário de um smartphone, você já deve ter notado que não faltam aplicativos sobre saúde e cuidado pessoal para baixar. Agora, amplie a sua visão e imagine toda a cadeia de produtos, serviços e consumo que esse setor abrange.
Esse é um excelente segmento para empreender com pouco dinheiro e você pode encontrar oportunidades em:
- Telemedicina;
- Suplementação alimentar;
- Dispositivos portáteis;
- Adaptação e acessibilidade para casas;
- Terapias integrativas.
Aqui vai um exemplo: ninguém constrói uma casa pensando em nos piores cenários, como a perda da mobilidade ou a segurança para idosos. Por isso, prestar uma consultoria de acessibilidade em projetos residenciais é uma oportunidade pouco explorada.
Transporte inteligente e mobilidade urbana
A mobilidade urbana está em alta junto às estratégias de ESG e sustentabilidade. Todos os dias, vivemos alguma situação incômoda no trânsito e esse é um verdadeiro oceano de oportunidades para começar empreender mesmo com pouco dinheiro. Você pode inovar em:
- Semáforos inteligentes;
- Eletromobilidade;
- Medidores de poluição sonora e do ar;
- Sinalização inteligente.
Veja, não é preciso criar nenhum desses dispositivos. O mercado está cada vez mais disposto a comprar boas ideias. Um exemplo são os aplicativos de delivery que estão em constante atualização, se adequando às novas realidades.
Negócios Digitais
Em 2024, a tendência é que os negócios digitais cresçam ainda mais. Com o aumento do acesso à internet e da digitalização das empresas, estar online é fundamental, mas é preciso saber se destacar.
Uma dica é participar de feiras e eventos para mergulhar nesse cenário de inovação, assim como o nosso Gerente de Expansão, Darlan de Oliveira.

A Delivery Much foi convidada para subir ao palco do Startup Summit 2023 que aconteceu de 23 a 25 de agosto em Florianópolis (SC). Durante a convenção, compartilhamos a história da nossa franquia e também aprendemos muito sobre as tecnologias incríveis que estão por vir.
Agora que você já sabe o que está pode trazer bons resultados, fica aquela dúvida…
Começar a empreender do zero ou abrir uma microfranquia?
Para quem quer começar a empreender com pouco dinheiro, as duas opções são viáveis e podem trazer bons resultados. Tudo depende do seu perfil, objetivos, habilidades e recursos disponíveis. Veja abaixo as características de cada um.
Começando uma empresa do zero
Abrir um novo negócio é desafiador, mas também oferece a liberdade criativa de iniciar um projeto do seu jeito, sem seguir os padrões de uma marca. Essa é a grande chance de dar a sua cara!
Prós:
- Liberdade para desenvolver seu próprio modelo de negócio;
- Possibilidade de criar a sua marca;
- Flexibilidade para ajustar o modelo de negócio;
- Potencial para expansão da empresa.
Contras:
- Maior risco financeiro e incerteza;
- Requer mais tempo e esforço para estabelecer a marca e construir uma base de clientes;
- Menos suporte e orientação disponíveis.
Abrindo uma franquia
O franchising não é mais o mesmo e está em plena evolução. Hoje o mercado de franquias tem oportunidades para todos os públicos e bolsos, sendo um dos setores mais atrativos para quem quer começar a empreender mesmo com pouco dinheiro.
Prós:
- Modelo de negócios estabelecido e validado;
- Suporte e orientação da franqueadora;
- Maior probabilidade de sucesso;
- Maior retorno financeiro a curto prazo.
Contras:
- Restrições na tomada de decisões e operações do negócio;
- Obrigatoriedade de seguir os processos da marca;
- Menos autonomia na administração da operação.
Para você que tem um valor de investimento menor, as microfranquias são a oportunidade de conquistar boa rentabilidade a médio e longo prazo e assim caminhar para a sua independência financeira.
Clique aqui e para conhecer alguns exemplos de microfranquias para empreender.
Exemplos de quem começou a empreender com pouco dinheiro
Para começar a empreender não existe idade ou momento ideal. Você precisa, em primeiro lugar, de planejamento e força de vontade.
Como exemplo, separamos uma lista de empresários que superaram as barreiras do orçamento para você se inspirar.
José Carlos Semenzato – holding de franquias SMZTO
Alberto Saraiva – rede de fast-food Habib’s
Flávio Augusto da Silva – escola de inglês Wise Up
Felipe Pedroso – franquia Cia do Sono
Wilson Giustino – franquia de cursos Cebrac
Ter pouco dinheiro já não é mais desculpa! O que acha de fazer uma pesquisa rápida sobre esses nomes e começar a traçar o seu plano para começar empreender?

Abrir um negócio no setor de alimentação: venha pra Delivery Much
Se você ainda tem dúvidas sobre abrir um negócio no setor da alimentação, venha conhecer as vantagens que só esse mercado pode oferecer.

Conheça as habilidades do franqueado de alto rendimento
Você sabia que as habilidades de um franqueado determinam o sucesso de uma operação? Aproveite para conhecer o perfil comportamental desejado dos empreendedores de franquias.