Todo empreendedor iniciante precisa fazer leituras, pesquisar conteúdos certificados e buscar o know-how de especialistas na área. E um bom jeito para começar essa jornada de aprendizado é fazendo um curso de empreendedorismo gratuito e online.
Atualmente, diversas instituições de referência oferecem programas de ensino a distância isentos de taxas — e algumas delas, inclusive, emitem certificado online sem custo algum.
Ficou interessado? Então, acompanhe no artigo 6 excelentes opções para você se qualificar e desenvolver características empreendedoras!
Você pode navegar no conteúdo:
Sebrae
Veduca
edX e Cousera
Endeavor
Senai
FGV
1. SEBRAE
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) é uma entidade privada e sem fins lucrativos que fomenta o empreendedorismo aqui no país. O portal da instituição disponibiliza inúmeros conteúdos gratuitos para quem busca aprender mais sobre o assunto.
Além disso, o SEBRAE tem uma página específica de formação EAD. São diversos cursos e soluções livres de custos que abrangem não somente empreendedorismo, mas muitas áreas correlatas, como planejamento, mercado e vendas, pessoas e finanças (para citar apenas alguns exemplos!). Ao final dos cursos, os alunos podem solicitar certificado de participação.
2. Veduca
A segunda opção desta lista para curso de empreendedorismo gratuito é a plataforma Veduca. O portal oferece aulas online conduzidas por professores de instituições renomadas, como a Universidade de São Paulo (USP), uma das parcerias da iniciativa.
O visitante pode acompanhar todas as aulas sem restrição alguma. Mas se o aluno quiser um certificado digital, deverá pagar taxas para fazer a avaliação final e receber a validação.
Alguns exemplos interessantes para quem está começando a empreender são: Planejamento estratégico, Liderança e Gestão de Desenvolvimento de Produtos e Serviços.
3. edX e Coursera
Assim como a Veduca, os portais edX e Coursera também disponibilizam cursos de várias áreas mentorados por professores de alta qualificação.
Os dois projetos de ensino a distância foram criados em 2012, o primeiro pela Universidade de Harvard e pelo MIT e o segundo, pela Universidade de Stanford.
A maioria dos cursos para empreendedores é em inglês, mas há algumas opções em outros idiomas. O Coursera, por exemplo, oferece, em parceria com a UNICAMP, o curso O Empreendedorismo e as Competências do Empreendedor, apresentado em português.
Nos dois sistemas, é possível acompanhar diversas vídeo aulas gratuitamente, porém, assim como na Veduca, há planos de pagamento para a obtenção de certificados.
4. Endeavor
A Endeavor é um nome muito conhecido no meio do empresarial, uma organização global, sem fins lucrativos, focada na transformação do poder empreendedor. No portal brasileiro, são diversos os conteúdos, em formatos como artigos, e-books e vídeos. E há também 13 opções de cursos gratuitos de empreendedorismo (sem certificado).
Os programas são divididos nas áreas de Vendas, Desenvolvimento pessoal, Estratégia e gestão, Dinheiro, Finanças, Pessoas, Marketing, Inovação e Leis e Impostos. Alguns cursos são pagos, mas é fácil identificar as opções sem custo, pois todas possuem o rótulo “gratuito” no banner de divulgação.
5. Senai
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do estado de Mato Grosso do Sul desenvolveu um ambiente virtual de aprendizagem para ensino a distância.
No portal, há 12 cursos gratuitos de variadas áreas de qualificação profissional e, dentre eles, está o curso “Empreendedorismo”, totalmente online, com 14h de duração. A instituição garante emissão de certificado.
6. FGV
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é uma das mais conhecidas instituições de ensino da área de administração. Além das suas tradicionais graduação e pós-graduação, a FGV também têm programas online, oferecendo materiais didáticos gratuitamente.
São diversas as opções de cursos de gestão, marketing, vendas, finanças, sustentabilidade e responsabilidade social, assuntos indispensáveis para a qualificação do empreendedor. Ao final de cada curso, o aluno pode solicitar uma declaração de conclusão.
Neste post, você conheceu 6 opções online para se capacitar e entrar no mercado com mais chances de sucesso. Tenha em mente que conhecimento nunca é demais, então, dedique-se para desbravar esses projetos e enriquecer o seu potencial!
Você já participou de algum curso gratuito de empreendedorismo? Deixe um comentário no post e compartilhe a sua experiência com a gente!
Olá aqui é a Vanessa Silva, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.