Quem tem planos de empreender e se dar bem no setor, precisa conhecer os tipos de empreendedores mais comuns no Brasil e descobrir em qual categoria se encaixa.
Quando o assunto é empreendedorismo, o Brasil está no topo do ranking mundial, segundo os dados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM).
E para entender a complexidade desse cenário, nada mais justo que conhecer os tipos de empreendedores mais comuns no país. Afinal, três a cada dez brasileiros planejam abrir um uma empresa.
Durante a pandemia de Coronavírus, essa tendência foi acentuada e muitos viram no negócio próprio uma fonte de renda para cobrir os custos elevados com moradia, alimentação e transporte.
Agora, o cenário é outro e as pessoas buscam por oportunidades de negócios que façam realmente sentido e os perfis estão diretamente conectados a esse propósito.
Siga a leitura que vamos apresentar mais dados e os tipos mais comuns de quem empreende no Brasil.
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O cenário do empreendedorismo no Brasil
O brasileiro já nasce com o DNA dos negócios e da inovação. A nossa criatividade é uma das principais marcas da nossa cultura e podemos notá-la na inventividade dos produtos e serviços que tem surgido no mercado.
De acordo com os dados mais recentes do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), 60% da população nacional quer ter um negócio para chamar de seu.
Esse universo de 51 milhões de brasileiros como potenciais empreendedores, em 2022, fez com que o país ocupasse a 2ª maior população absoluta de potenciais empreendedores, atrás apenas da Índia com 115 milhões de pessoas na mesma situação.
Agência Sebrae
Quais são os tipos de empreendedores mais comuns?
- Empreendedor individual;
- Empreendedor informal;
- Empreendedor cooperado;
- Empreendedor franqueado;
- Empreendedor social;
- Empreendedor serial;
- Empreendedor nato;
- Empreendedor digital;
- Empreendedor do conhecimento.
Abaixo vamos descrever as características de cada perfil. Veja agora qual tipo é mais parecido com o seu jeito de fazer negócios.
Empreendedor individual
Como o nome diz, essa categoria se refere às pessoas que empreendem sozinhas ou, no máximo, com um funcionário.
Todo Microempreendedor Individual (MEI) é legalizado e possui um CNPJ para a empresa, seja para vender produtos ou para prestar serviços.
A formalização do MEI é um passo importante e dá direito a benefícios previdenciários, como:
- Auxílio-maternidade;
- Auxílio-doença;
- Aposentadoria;
- Pensão por morte.
O MEI também pode emitir nota fiscal, o que muitas vezes é exigido quando uma venda é feita ou um serviço é prestado para uma empresa.
De acordo com o boletim do Governo Federal de 2023, atualmente o país conta com 21.020.285 empresas ativas e registradas nessa modalidade.
Empreendedor informal
Ao contrário do MEI, o empreendedor informal não possui nenhum tipo de registro das atividades. Isso dificulta mensurar quantos brasileiros possuem negócios desse tipo.
Os exemplos são muitos, principalmente no comércio informal, como:
- Bancas nas calçadas;
- Lojas de garagem;
- Vendas feitas diretamente nas redes sociais;
- Serviços prestados a domicílio (como limpeza, manicure, babá).
A informalidade é uma barreira para quem busca ganhar dinheiro, mas isso não significa que esses empreendedores não podem prosperar.
Não é raro que donos de negócios promissores comecem com projetos pequenos. Um exemplo é o Alberto Saraiva, criador do Habib’s.
Afinal, é justamente essa primeira experiência que vai ensinar quais são os passos básicos para abrir um empreendimento maior.
Empreendedor cooperado
Este é um tipo de empreendedor que trabalha bem em equipe e usando poucos recursos.
Um empreendedor cooperado age geralmente de maneira autônoma, mas prestando serviços para colaborar com resultados de uma empresa ou de uma comunidade.
Desse modo, a mentalidade não é de dono de um negócio, mas de uma peça-chave para que o desempenho conjunto seja satisfatório.
Um bom exemplo são os freelancers que trabalham de forma individual e, ao mesmo tempo, colaboram para o crescimento de outra empresa.
Empreendedor franqueado
Se você acompanha o blog da Delivery Much há algum tempo, deve conhecer as vantagens de se investir em uma franquia.
Relembrando, o franchising permite que o empreendedor invista em um negócio já testado e consolidado, além de contar com todo o know-how da marca.
Para quem está dando o seu primeiro passo como empreendedor, começar por uma franquia é uma vantagem e tanto. E existem opções nos mais diversos segmentos, tanto de franquias quanto de microfranquias.
As habilidades do franqueado de alto rendimento incluem:
- Gestão e liderança;
- Capacidade de seguir processos;
- Visão de negócios;
- Habilidades de comunicação;
- Atendimento ao cliente;
- Gestão comercial.
Mas fique tranquilo, algumas franqueadoras oferecem treinamentos. Aqui na Delivery Much, por exemplo, você recebe capacitação e consultoria vitalicia para o seu negócio.
Empreendedor social
Assim como a preocupação social é uma tendência de comportamento dos consumidores, ela também é a razão de ser de muitos negócios.
Os empreendedores desse grupo são geralmente jovens visionários que trabalham bem em grupo e são muito engajados em causas comunitárias e sociais. Diferentemente dos outros tipos de empreendedores, o retorno financeiro não está entre os focos principais.
O empreendedor social busca, especialmente, participar de ações que tenham impacto no bem-estar de outras pessoas, como organizações não governamentais, fundações e instituições beneficentes.
Empreendedor serial
Por que focar em apenas um negócio se você pode se dedicar a vários ao mesmo tempo?
Esse é o tipo de empreendedor que trabalha em múltiplos projetos e está sempre em busca de novidades.
Para os empreendedores seriais, não importa se todos os negócios terão retorno financeiro ou não: a principal motivação é empreender o tanto quanto possível.
Perfil de liderança e boas habilidades de gestão e planejamento são algumas das características que esses empreendedores costumam ter.
Assumir vários negócios ao mesmo tempo, é algo que também demanda alguns anos de trajetória e conhecimento do mercado, o que inclui os erros e acertos pelos quais todo empreendedor, inevitavelmente, irá passar um dia.
É esse conhecimento que fará com que ele tenha mais segurança para deixar de focar em uma única ideia e passe a investir em várias outras simultaneamente.
Empreendedor nato
Esse tipo de empreendedor geralmente abre um negócio por estilo de vida ou por ter grandes ideias.
Ele é frequentemente visto como um visionário, alguém genial, com uma trajetória de negócios exemplar e que consegue transformar uma pequena ideia em um grande sucesso.
Aposto que só de ler você pensou em alguns nomes, como o Steve Jobs, por exemplo. Mas não precisamos ir tão longe. Os sócios da Delivery Much também são típicos empreendedores natos.
Ainda na faculdade, os três jovens Fernando Giaretta, Pedro Judacheski e Guilherme Kruel criaram o app de delivery que revolucionou o comércio local de Santa Maria (RS) e a forma como os clientes faziam seus pedidos de comida.

Após 12 anos de experiência e inovação constante, a tecnologia está presente em mais de 200 cidades do interior do Brasil e incentivando o surgimento de novos empreendedores por meio do modelo de negócio da franquia.
Empreendedor digital
Esse é um perfil que busca inovar em mercados já estabelecidos, utilizando a tecnologia como aliada.
Esse tipo de empreendedor é inovador, curioso e sempre atualizado sobre as ferramentas e as facilidades atuais.
É aquele tipo de pessoa que está sempre atrás de uma novidade e busca como explorar esses potenciais em novos mercados, com visão estratégica e financeira.
Empreendedor do conhecimento
É aquele que utiliza seu profundo conhecimento em uma área específica para ganhar dinheiro.
Esse tipo de empreendedor usar a experiência adquirida na universidade, em cursos ou de forma autodidata. Um exemplo, são pessoas que trocam seus anos de carreira por projetos de consultoria, mentoria, coach.
Essas pessoas veem o conhecimento como um ativo valioso para capitalizar, empreender e alcançar o sucesso profissional.
E aí, com qual desses você se identifica? Conta para gente nos comentários.
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